quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Descarte Adequado do Óleo de Cozinha - Rumo à Cidadania Planetária

Muitas pessoas vivem reclamando que várias empresas poluem o meio ambiente, mas raramente percebem que os cidadãos também contribuem - com gestos simples, mas absolutamente nocivos - para esta degradação.

Por exemplo: O que você faz com o seu óleo de cozinha usado?

Se você o despeja no ralo, na pia da cozinha, no vaso sanitário ou ainda no lixo comum, saiba que está contribuindo, de maneira decisiva, para a poluição das águas, do solo e da atmosfera.

Um litro de óleo de cozinha despejado na pia é capaz de contaminar até um milhão de litros de água.

O ideal é coletar e armazenar o óleo usado em um recipiente com tampa e entregá-lo em postos de coleta ou a empresas que recolhem tais materiais.

O Instituto Triângulo, uma OSCIP sediada em Santo André, no Estado de São Paulo, instala Pontos de Entrega Voluntária (PEV) em condomínios e escolas.

O óleo usado é recolhido nos referidos Pontos, é reciclado e transformado em sabão ecológico. Para mais informações sobre este trabalho desenvolvido pelo Instituto Triângulo, acesse: http://www.triangulo.org.br/.

Uma outra importante ONG paulista, o Instituto Akatu, desenvolveu uma lista nacional dos locais de coleta de óleo usado. Acesse o site do Akatu para verificar qual é o local de coleta de óleo usado mais próximo de sua casa: http://www.akatu.org.br/

Registro que um dos pontos de coleta de óleo usado em Vitória, no Espírito Santo é a Igreja Santa Rita de Cássia, situada na Rua Fortunato Ramos, 345, Praia do Canto.

Segundo informações da Associação de Moradores da Praia do Canto, o óleo armazenado neste posto de coleta será adquirido pela empresa Biomarca, produtora de Biodisel, e os valores arrecadados com a venda serão doados ao Banco Bem. Para maiores informações, ligue para (27) 3345-0988.

Que tal dar mais alguns passos rumo à cidadania planetária? Entregue o óleo usado em um dos postos de coleta e divulgue estas informações.

Faça a sua parte por um mundo melhor!

terça-feira, 27 de outubro de 2009

I Encontro Iberoamericano de Direito Constitucional

Nos próximos dias 29 e 30 de outubro será realizado, em São Paulo, o I Encontro Iberoamericano de Direito Constitucional.

O tema deste Encontro promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito Tributário é o seguinte: Os Direitos Humanos no Século XXI.

Maria Garcia, Paulo de Barros Carvalho, Flávia Piovesan, Gregório Robles, Joaquim Portes de Cerqueira César e Eros Grau, são alguns dos renomados expositores do I Encontro Iberoamericano de Direito Constitucional.

Eu presidirei a mesa do 4º Painel, intitulado CONSTITUCIONALISMO NO SÉCULO XXI: O QUE PODEMOS ESPERAR? marcado para o 29 de Outubro de 2009, às 16:15. Miguel Carbonell será o expositor deste Painel.

Até lá!

Há Tanto Tempo que te Amo

O filme Há Tanto Tempo que te Amo aborda a questão do abandono e do preconceito envoltos em uma névoa de segredo.

Na história, Juliette (Kristin Scott Thomas) tem a difícil tarefa de se readaptar à vida em sociedade após 15 anos na prisão, reclusão cujas razões são esclarecidas de maneira “homeopática” ao longo da trama.

Após sair da prisão, a vida de Juliette passa por grandes transformações, mudanças estas documentadas em seu rosto e, em especial, em seus olhos. No decorrer do filme fica claro que nada disso seria possível na vida de Juliette sem a presença e a doçura de sua irmã caçula Lea (Elsa Zylberstein).

Há tanto tempo que te amo, é um filme terno. Uma história marcada por segredos, rejeições, aceitação e (re)descobertas. Inspirador.

Para assistir ao trailer acesse: http://www.youtube.com/watch?v=jUsZ1pJdv-E

HÁ TANTO TEMPO QUE TE AMO (Il y a longtemps que je t'aime) (2008), Kristin Scott Thomas, Elsa Zylberstein, Serge Hazanavicius, Laurent Grévill, Frédéric Pierrot, Claire Johnston, Jean-Claude Arnaud. Dirigido por Philippe Claudel.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Museu Vale do Rio Doce


Inaugurado em 1998, o Museu Vale do Rio Doce (MVRD) abriga a história da construção da Estrada de Ferro Vitória Minas (EFVM). Sua sede é localizada na antiga Estação Pedro Nolasco, uma construção de 1927.

No dia 28 de março de 2009 realizei, juntamente com alguns de meus alunos, uma visita monitorada ao MVRD. Às 11h nos encontramos na porta do MVRD e demos início a uma verdadeira viagem no tempo, sob a monitoria do Renato, monitor que trabalha no setor educativo do MVRD.

Entramos no vagão de trem ali exposto e nos sentamos nos banquinhos de madeira. Pudemos imaginar como era viagem entre Vitória e Minas – que durava em média 12 horas. Dentro do vagão, o Renato esclareceu que, para diminuir o desconforto das viagens, foi criado um dispositivo que tornou os bancos dos vagões reversíveis.

Desta forma, os passageiros poderiam percorrer o trajeto sem que tivessem que se sentar de costas. Ele esclareceu, ainda, que as janelas tinham duas lâminas. Uma de vidro, que poderia ser fechada para diminuir a quantidade de pó e de vento a entrar no vagão. A outra, de madeira, que era utilizada para tentar impedir o ataque de vândalos durante o percurso. Em seguida, percorremos a Estação Pedro Nolasco, recebendo relevantes informações.

Tomamos conhecimento de algumas das muitas dificuldades encontradas para a implementação da referida Estrada de Ferro Vitória Minas; ficamos conhecendo a utilidade dos equipamentos e instrumentos ali expostos; conhecemos a maquete ferroviária, enfim, pudemos conhecer um pouco mais a história do Estado do Espírito Santo.

A encantadora visita ao MVRD foi encerrada com um descontraído bate-papo em uma grande mesa de madeira, ao lado do vagão-restaurante.

Deixamos o lugar com a vontade de voltarmos em breve, com mais tempo, levando outras pessoas para compartilharmos os conhecimentos recém adquiridos.

MUSEU VALE DO RIO DOCE
Endereço – Antiga Estação Pedro Nolasco, s/n – Argolas, Vila Velha/ES, Brasil
Telefone - (27) 3333-2484
www.museuvale.com
Entrada Franca

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Pinacoteca do Estado de São Paulo


Um dos meus lugares prediletos em São Paulo, a Pinacoteca do Estado de São Paulo (http://www.pinacoteca.org.br/) é um encantador Museu cheio de charme composto por um ótimo acervo.

Além disso, de tempos em tempos a Pinacoteca abriga imperdíveis exposições temporárias. Atualmente destaco a Matisse hoje (exposição até 02 de novembro de 2009), e a sonora instalação Variation, de Céleste Boursier (em exposição até 08 de novembro de 2009).

Cravado no cento da cidade, ao lado da Estação da Luz, o belo prédio que originalmente foi construído para abrigar o Liceu de Artes e Ofício de São Paulo transformou-se em um dos mais importantes Museus do País no início do século passado.

As paredes da Pinacoteca do Estado de São Paulo não foram suficientes para delinear o referido Museu, cujos limites se confundem com os do Parque da Luz, o mais antigo Jardim Botânico de São Paulo, situado logo atrás do belíssimo prédio de tijolos aparentes e teto de vidro.

O Parque da Luz (http://www.pinacoteca.org.br/?pagid=parque_da_luz), que foi criado durante o período colonial, e tombado como Patrimônio Histórico e Paisagístico em 1981, é permeado por diversas obras de arte, representando um verdadeiro museu a céu aberto. Ou melhor, ampliando - e se confundinco com - os limites da Pinacoteca.

Juntos, a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Parque da Luz formam um lindo e relevante Centro Cultural em São Paulo.

Vale a visita a estes especiais lugares, desde que com tempo para se apreciar cada detalhe.

Para ficar melhor, o passeio pode ser coroado com um café nas mesinhas externas da charmosa cafeteria da Pinacoteca, local aonde é realmente impossível dizer aonde acaba a Pinacoteca e aonde começa o Parque da Luz.

Pinacoteca do Estado de São Paulo
Endereço: Praça da Luz, 2
telefone: (11) 3324-1000
Aberta de terça a domingo, das 10 às 18h
Ingresso: R$ 6,00.
Grátis aos sábados

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Café com Discurso: Alguém que Diga: Não!



O Café com Discurso é um evento com palestra, vinho e música que acontece no Café Bauhaus.

No sábado, 24 de outubro, Direito e Psicanálise se encontram para debaterem o tema “Alguém que diga: Não!”. A psicanalista Bartyra Ribeiro de Castro e a advogada e professora Olívia Cerdoura Garjaka Baptista colocam o assunto sobre a mesa. A música estará a cargo de Turi Collura e Neusinha Escorel.

Numa sociedade na qual os limites são amplamente questionados, desde a criação dos filhos, à soberania do Estado de Direito, faz-se necessário, no mínimo, um debate, senão um alerta. Após a máxima revolucionária: “É proibido proibir”, que tornou-se um mote em nome de uma liberdade geral e irrestrita, um mal-entendido se estabelece e se alastra, atingindo as entranhas do privado ao público, criando uma atmosfera social de desrespeito às autoridades, flexibilidade desmedida e falta de responsabilidade. Consequentemente, o abuso de poder e todo tipo de excessos (drogas, alimentos, consumo, laços, dentre outros) comparecem como alguns dos sintomas de uma sociedade pouco consistente, angustiada e insegura.

Em especial, a renda deste “Café com Discurso” será totalmente revertida para o Núcleo de Referência em Saúde / Programa Cuca Legal (www.referencia.org.br).

Vagas Limitadas. É necessária a inscrição antecipada: www.bauhausvitoria.com.br.

Texto de Bartyra Ribeiro de Castro e de Olívia Cerdoura Garjaka Baptista originalmente publicado no site da Bauhaus Vitória.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O Visitante

O filme O Visitante apresenta um inspirador relato sobre Walter (Richard Jenkins), um professor universitário que vê a sua pacata e monótona vida mudar drasticamente quando é designado para proferir uma palestra em New York.

O retorno a esta cidade, depois de anos, se revela singular e inusitado graças ao encontro de Walter com Tarek (Haaz Sleiman) e Zainab (Danai Gurira), dois estranhos habitantes de seu apartamento.

A peculiar convivência com estes imigrantes com situação documental ilegal transforma a enfadonha rotina de Walter. Aqueles estrangeiros, junto a Mouna (Hiam Abbass), acabam por trazer música, alegria e poesia à vida do professor-aprendiz.

O Visitante é um belo e comovente filme que se traduz em um convite aos expectadores para que tentem ver o mundo pelos olhos dos outros, daqueles que - à primeira vista - são diferentes, estranhos.

Trata-se de um manifesto em favor da tolerância e da convivência pacífica entre os seres humanos, independentemente do tom de pele, da religião e da nacionalidade.

Este filme apresenta, acima de tudo, um convite para refletirmos sobre o realmente nos move e o que dá sentido à vida de cada um de nós.

Para assistir ao trailer acesse: http://www.youtube.com/watch?v=mGjjx3WMmSE

Para assistir a um vídeo de divulgação bem bacana do filme acesse: http://www.youtube.com/watch?v=tBBHwwip5Ac

O Visitante (The Visitor) (2007), com Richard Jenkins, Haaz Sleiman, Danai Gurira, Hiam Abbass, Marian Seldes, Maggie Moore, Michael Cumpsty, Bill McHenry, Richard Kind, Tzahi Moskovitz, Amir Arison, Neal Lerner, Ramon Ferdandez, Frank Pando, Waleed Zuaiter. Dirigido por Thomas McCarthy.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Clube Bauhaus de Leitura



Foi criado há algumas semanas o Clube Bauhaus de Leitura. Esta é mais uma iniciativa da Bauhaus Vitória cujos objetivos são, além de conversar sobre livros e autores, disponibilizar livros previamente selecionados por alguns dos participantes do Clube aos demais integrantes.

Na charmosa casa em estilo colonial situada na Avenida Saturnino Rangel Mauro, 488, Jardim da Penha, há uma sala de livros cujas estantes abrigam verdadeiros tesouros de alguns dos membros do Clube.

Atendendo a um simpático e irresistível convite da Fabíola, 19 dos meus livros favoritos estão ocupando uma das prateleiras deste lugar mágico desde o início de setembro e por lá ficarão por 3 meses.

As obras escolhidas por mim são:

Hamlet,
Romeu e Julieta,
Memorial do Convento,
As Intermitências da Morte,
Cartas a um Jovem Poeta,
Perdas e Ganhos,
Poems From Guantánamo,
Flor do Deserto,
A Viagem do Descobrimento,
1984,
Persépolis,
A Metamorfose,
O Processo,
Antologia Poética (Drummond),
Jardim Noturno,
O Banquete,
Admirável Mundo Novo,
A Corrosão do Caráter, e
A Biblioteca à Noite.

Para saber mais sobre o Clube Bauhaus de Leitura, acessem o Blog
http://www.bauhausclubedeleitura.blogspot.com/.

Fica aqui o meu convite para que vocês conheçam a acolhedora Bauhaus Vitória ao sabor de um delicioso bolo com café expresso curto e que se permitam folhear (e saborear) os livros do Clube. O encantamento será imediato!

Vejo vocês no próximo encontro do Clube Bauhaus de Leitura, agendado para o dia 7 de novembro, às 17h, ocasião em que debateremos o livro O Casamento, de Nelson Rodrigues.

Até lá!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Exposição Andy Warhol - Arte e Práticas do Dia a Dia


O Museu de Arte do Espírito Santo (MAES) apresentou a exposição Andy Warhol - Arte e Práticas do Dia a Dia, exposição esta sobre a vida e a obra do referido artista norte-americano.

No dia 08 de maio de 2009 realizei, juntamente com alguns de meus alunos, a seguinte Balada Cultural: visita monitorada à exposição Andy Warhol - Arte e Práticas do Dia a Dia, no referido Museu.

Tivemos acesso a diversas obras de Andy Warhol, dentre as quais se destacam: filmes, instalações, gravuras e serigrafias.

Nesta exposição o MAES virou um espaço de criação e interação, além de ocupar o tradicional espaço de exposição. Neste sentido, os visitantes eram convidados a interagir com as obras apresentadas, seja tocando as “Nuvens de Prata”, seja elaborando a sua própria serigrafia, ou gravando o seu próprio “Teste de Filmagem”.

Os alunos se divertiram com as “Nuvens de Prata”, realizaram a sua própria serigrafia e, alguns deles, registraram o seu próprio "teste de filmagem", registros estes que passaram a fazer parte do acervo do AndyWarhol Museum.

Esta visita foi instigante!


Andy Warhol - Arte e Práticas do Dia a Dia
Exposição no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES)
Endereço - Av. Jerônimo Monteiro, 631, Centro, Vitória/ES, Brasil
Período de Visitação – de Terça a Sexta – 10h às 18h, Sábados, Domingos e Feriados – das 12h às 18h
Exposição - 02 de abril a 02 de julho de 2009
Telefone - (27) 3132 8393
Entrada Franca

Muito Longe de Casa

O livro Muito Longe de Casa: Memórias de Um Menino Soldado versa sobre a eclosão do conflito armado em Serra Leoa na década de 90 e seus efeitos devastadores. Aborda as violações de direitos humanos perpetradas por grupos armados, tudo isso do ponto de vista de uma criança que viveu os horrores da guerra e foi transformada em menino-soldado.
Ishmael Beah escreveu este livro para contar a sua história. A história de um menino que viu a sua vida ser totalmente transformada com em razão da guerra civil no seu país de origem. O texto é repleto de relatos de perdas, fugas e desencontros, mas também é marcado por uma intensa luta pela vida e pela esperança de dias melhores.
Muito Longe de Casa relata como os conflitos armados podem mudar a vida das pessoas envolvidas, principalmente a vida das crianças. Estas, muitas vezes, perdem seus familiares, sua vida cotidiana e seu referencial. Presenciam violações de direitos humanos e, por vezes, são submetidas a tais violações. Infelizmente a transformação de crianças em soldados mirins é uma arma largamente utilizada em conflitos armados. Mas devemos lutar para que esta realidade seja alterada, como nos inspira o autor desta tocante obra.
MUITO LONGE DE CASA: MEMÓRIAS DE UM MENINO SOLDADO, de Ishmael Beah, Editora Ediouro.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Romance

O filme Romance fala do amor e dos possíveis destinos das histórias de amor. No enredo, Pedro (Wagner Moura) e Ana (Letícia Sabatella) são dois atores que, embora tenham visões muito diferentes sobre o amor, se apaixonam durante os ensaios que realizam para a montagem de Tristão e Isolda.

Após tomarem “o vinho do amor”, Pedro e Ana se apaixonam na vida real, e lutam para construir uma história de amor tão bela, mas não tão trágica quanto a história que encenam no palco. Um delicado triângulo amoroso, interpretado de maneira sensível e poética, se delineia com a chegada de José (Vladimir Brichta).

Romance é um filme encantador e emocionante; uma história marcada por encontros e desencontros permeados por diálogos inteligentes e instigantes.

Para assistir ao trailer acesse: http://br.youtube.com/watch?v=R8tVhUFJ1Js

Para assistir ao trecho em que Letícia Sabatella cantando Pleusir D' Amour acesse: http://www.youtube.com/watch?v=jCRCcA2KYk8

ROMANCE (2008), com Wagner Moura, Letícia Sabatella e Vladimir Brichta. Dirigido por Guel Arraes e Produzido por Paula Lavigne.