quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Julie & Julia


Julie & Julia é um filme que retrata a vida de Julie, uma mulher prestes a completar 30 anos frustrada com o seu emprego e com a sua nova casa.

Sentindo-se impotente e insatisfeita com o trabalho exaustivo e intenso de atender a pessoas afetadas pelos atentados de 11 de setembro, ela decide dar um novo rumo à sua vida, iniciando o Projeto Julie / Julia, segundo o qual ela deveria realizar todas as mais de 524 receitas do Livro de Julia Child (Meryl Streep) em 365 dias, relatando suas as experiências em seu Blog.

O filme traça um paralelo entre a vida das duas protagonistas: Julie Powell e Julia Child, cujas vidas têm muitos pontos em comum, desde o amor pela comida e pela culinária, até a coragem para correrem atrás dos seus sonhos. Destaca-se, também, o fundamental apoio e carinho que ambas recebem dos respectivos maridos - homens práticos, sensíveis e encarajadores.

Assim como no filme Chocolate, o tempero da comida se transforma em metáfora para o tempero da vida em Julie & Julia e, aos poucos, as protagonistas se descobrem e se transformam ao abrirem espaço em suas vidas para aquilo que elas realmente gostam de fazer - cozinhar!

Palmas para a ótima Meryl Steep, uma das melhores atrizes norte-americanas.

Leve, engraçado e inspirador, este filme é capaz de despertar os nossos apetites!

Julie & Julia (2009), com Meryl Streep, Amy Adams, Stanley Tucci e Chris Messina. Dirigido por Nora Ephron.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

A Biblioteca à Noite

Os livros do argentino Alberto Manguel têm se revelado para mim.

O primeiro que li - e adorei - foi A Biblioteca à Noite, obra em que Manguel se revela um apaixonado por livros e traça a papel das bibliotecas ao longo da História Ocidental, tentando responder a uma indagação, que pode ser registrada da seguinte maneira:

Por que o ser humano insiste em registrar em rolos, livros e cirquitos eletrônicos todo "fiapo" de informação recolhida, mesmo diante da escassez de sentidos e da falta de objetivo palpável que caracterizam o nosso universo?

Leia um trecho extraído da página 22:

"o teor cambiante das minhas leituras parecec permear cada um de meus músculos, de tal modo que, quando, enfim, decido apagar as luzes da biblioteca, levo para meu sono as vozes e os movimentos do livro que acabo de fechar. Aprendi com a longa experiência que, se quero escrever sobre um certo assunto pela manhã, as leituras sobre o assunto na noite anterior nutrirão meus sonhos não apenas como argumento, mas com os próprios episódios da história."

Uma leitura leve, informativa e divertida.

Recomendo!

A Biblioteca à Noite, de Alberto Manguel, Companhia das Letras, 2006.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Ir ao Cinema


Uma das minhas atividades prediletas é ir ao cinema para assistir a um bom filme.

Luzes, Câmera, Ação! O clima do cinema é peculiar. As salas estão cada vez mais incrementadas e o som, cada vez melhor.

Durante as férias é gostoso fazer a sessão pipoca no meio da tarde, porque as salas ficam mais vazias.

Infelizmente Vitória sofre com o atraso das estréias - com exceção dos sucessos "Blockbuster". Triste constatar, por exemplo, que Coco antes de Chanel ainda não tenha sido exibido por aqui...

Mesmo assim, recomendo ir cinema sempre que desejado e possível!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Promessas de um Novo Mundo

Entre 1997 e 2000 o jornalista B.Z. Goldberg realizou um belo trabalho de entrevistas com 7 crianças israelenses e palestinas que vivem próximas à zona de conflito, sendo que todas elas moram a menos de 20 minutos de distância umas das outras.

B.Z e sua equipe fotografaram cada uma destas crianças, ouviram-nas, e registraram os seus pensamentos ao longo do tempo de duração do projeto e, com o material coletado desenvolveram o documentário Promessas de um Novo Mundo (http://www.promisesproject.org.br/).

Este documentário mostra a perda de entes queridos de ambos os lados, a insegurança de ataque terroristas, a força do ódio plantada nestas crianças desde a mais tenra idade, sendo que tudo isso reforça a divisão destas crianças em dois mundos muito diferentes.

Não obstante as tão distintas visões de mundo das crianças acompanhadas pela equipe dos 9 aos 12 anos de idade, B.Z. propõe que elas se encontrem. A resistência é grande em um primeiro momento, mas algumas das crianças se permitem cruzar fronteiras até então desconhecidas.

Daniel e Yarko, gêmeos judeus não ortodoxos, são levados por sua mãe para o campo de refugiados para se encontrarem com algumas das crianças palestinas: Sanabel, Faraj e seus parentes.

O trajeto, que não leva mais do que quinze minutos de carro, permite que Daniel e Yarko acompanhem o trabalho do exército israelense nos Postos de Fiscalização, que limitam a liberdade de locomoção dos árabes em geral.

O encontro das crianças, bem como as experiências por elas compartilhadas ao longo do dia são intensas e reveladoras.

Vale a pena assisir atentamente ao premiado documentário!

Promessas de Um Novo Mundo (Promisses) (2001) escrito, produzido e dirigido por Justine Shapiro e B. Z. Goldberg.