segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Preservação Cultural do Centro de Vitória

Acabo de receber de uma amiga querida, a Astrid, a informação de que querem demolir os Armazéns 4 e 5 do Porto de Vitória.

A noícia vem na contramão dos esforços de revitalizar o Centro desta bela cidade.

Mais uma vez o patrimônio cultural corre risco para ceder espaço dpara uma espansão de interesse estritamente comercial.

Se não tomarmos cuidado, as histórias das cidades vão ser apagadas com demolições sem sentido e, junto com a hisória de uma cidade, muito se perde das histórias de seus habitantes.

Caso você queira se manifestar a contra a demolição, pode assinar, fisica ou virtualmente (http://www.abaixoassinado.org/assinaturas/assinar/8299) o "abaixo assinado" criado para este fim.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Algumas Mudanças em Cuba e Seus Relflexos

Após quase 5 anos "no comando" de Cuba, Raul Castro finalmente começou a promover mudanças estruturais na ilha "política e socialmente perdida no triângulo das bermudas".

Calma é a palavra de ordem ao analisar as mudanças, tendo em vista que nem todas são boas.

Neste sentido registramos que no final do ano passado 10% dos funcionários públicos foram demitidos sem prévio aviso.

Sobre esta questão Mac Magolis, em antigo publicado no Estadão de 13 de fevereiro de 2011 destacou: "Nuridos na estufa do poder estatal, agora, repentinamente terão de se reinventar empresários. Sem crédito, equipamentos, assistencia técnica e nenhum outro insumo ou acessório da indústria produtiva do mercado."

Pelas palavras acima, já deu para notar que a situação em que se encontram estes recém desempregados é delicadíssima.

Mac Magolis destacou, ainda, que os cartões de racionamento, existentes e circulates em Cuba desde 1963 serão recolhidos.

Fico me perguntando qual seria o real propósito desta medida...

Por fim, em seu artigo Mac Margolis destacou que, "com a ajuda da Venezuela, a ilha terá logo mais uma conexão a internet digna do século 21.

Mais uma vez indago as reais razões deste repentino acesso à internet, possibilitado justamente pela Venezuela, país em que a democracia de papel já existe há muitos anos e a liberdade de expressão foi um dos muitos direitos fundamentais cerceados... a vigilância estatal não terá descanso...

Me lembro, então, de 1984, escrito em 1948 por George Orwell, livro mais atual do que nunca, que precisa ser lido e relido de tempos em tempos, e percebo que "o grande irmão" se faz presente de muitas maneiras e em inúmeros países em plana atualidade.

Acompanhemos as mudanças em Cuba.

Uma dica é fazêlo, também, pelos escritos de Yoany Sanchez, blogueira cubana que, nos últimos anos, ganhou fama e reconhecimento ao redor do mundo por sua coragem de escrever diariamente os seus pensamentos em um Blog - lembrando que, em Cuba, o acesso à internet é proibido aos cubanos.

Alguns de seus posts foram selecionados e compões o emocinante - e indispensável - De Cuba com carinho. Livro publicado no Brasil e por uma editora brasileira, a Contexto.

Mais uma fonte dos incisivos pensamentos desta escritora formada em Letras pode ser encontrada, semanalmente, no O Estado de S. Paulo (também conhecido como Estadão).

No domingo passado Yoani Sánchez estreou como colunista deste importante jornal brasileiro com um atigo contundente e ácido, em que critica a "mansidão", a "apatia" e a "inércia" do povo cubano, ao fazer um paralelo com a atual situação do Egito, em que as pessoas foram às ruas exigir que o ditador que estava no poder há 3 décadas renunciasse.

Acompanhemos, atentos, mais desdobramentos das mudanças em Cuba.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Informações sobre a Possibilidade de Realização de Transplante de Córnea via SUS

Recebi um e-mail da Núbia divulgando que o Jornal da Rede Globo transmitiu uma matéria informando que o Hospital Oftalmológico de Sorocaba, hospital da maçonaria que têm convênio com o SUS, tem a capacidade para fazer 300 cirurgias de transplante de córnea por mês, em razão do se estoque.

Enretanto, por falta de divulgação, muitas córneas - que são extremamente perecíveis - se perdem e o referido Hospital só chega a fazer, em média 120 transplantes por mês.

Exerça a sua cidadania planetária e divulgue esta informação!

A sua divulgação pode ajudar uma pessoa a realizar o transplante de que ela tanto necessita!

Para mais informações, ligue para TELEFONE - (15) 3212-7009 (DE 2ª A 6ª FEIRA). Médico responsável - Eduardo Bezerra.

Núbia, muito obrigada por compartilhar esta Dica de Capital Cultural!

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Dica para o Carnaval!


Daqui a um mês estaremos em pleno carnaval. E você, já decidiu o que vai fazer com os seus days off?

Muita gente gosta de agito e vai para as regiões praianas para comemorar. Rio e Salavdor estão entre os destinos desejados para estes.

Mas tem bastante gente que quer mais é a proveitar este período para descansar, para repensar em escolhas que anda fazendo no dia a dia, para meditar. Eu me incluo nesta categoria de pessoas e, assim, vou compartilhar com vocês uma dica super especial.

Entre 5 e 8 de março de 2011, Manjupryia, membro da Ordem Budista Triratna, coordenará o Retiro de Carnaval Roda da Vida, retiro este aberto a todos os interessados.

Neste período, a proposta será "sair do piloto automático", que muitas vezes rege o rumo de nossas vidas.

Conforme consta do flyer de divulgação do Retiro:

O conteúdo a ser apresentado enfocará a habilidade de estar presente nas experiências vividas (sejam quais forem) para, ao invés de reagir às situações de forma automática (e, muitas vezes, repetitiva), responder a elas de forma consciente e criativa. A meditação sobre a ‘Roda da Vida’ gradualmente permitirá adquirir uma consciência mais real de nós mesmos, bem como da relação com os outros, conduzindo a uma vida mais criativa, mesmo em situações de dificuldades.

Os princípios básicos serão aprofundados através de práticas de meditação e discussões em grupo. Teremos também exercícios de relaxamento e de alongamento, tempo livre para caminhadas e descanso.


Para saber mais sobre este Retiro de Carnaval, ligue para (0xx)11 3051-6818/ (0xx)11 9670-4564 ou envie e-mail para: info@budismosaopaulo.com.br

Faça a sua escolha para este Carnaval!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Faça a Diferença na Vida das Pessoas!

Tenho uma proposta para te fazer. Duramte um dia inteiro, olhe ao seu redor e preste atenção nas pessoas que cruzam com você e faça isso - de preferência - com um sorriso estampado no rosto.

Perceba que são pessoas que, como você, que têm desejos, medos, frustrações, sonhos, amores, desamores,... e que têm, também uma vida única e singular.

Em comum todos nós temos o fato de, como já disse Kant, dividirmos o mesmo espaço. O planeta é um só. Nossa grande casa é a mesma. Problemas que afetam uma pessoa podem afetar milhares, milões, bilões... Duvida? Pense na poluição...

Querendo, ou não, vivemos em um condomínio, como ensinou Mário Cortela, no ótimo Política para não ser idiota, escrito em co-autoria com renatio Janine Ribeiro.

Ao final do dia reflita qual a importância das inúmeras pessoas com quem cruzou e a dos o ínúmeros seres humanos com quem você cruza todos os dias.

Aí pense em aceitar um outro convite meu. Pense globalmente e aja localmente - como nos ensina Hazel Hnederson, no Cidadania planetária (escrito em co-arutoria com Daisaku Ikeda).

Pense em algo simples para fazer a diferença na vida das pessoas. E depois compartilhe comigo a sua experiência - de preferência - aqui no Blog .

Ah - E eu vou compartilhar as minhas experiências com vocês, ok?

Mãos à obra!

Para se inspirar, entre neste link indicado abaixo:
http://www.fugly.com/videos/14968/spainair-unexpected-luggage.html

Grupo Regular de Biodanza

No dia 7 de fevereiro de 2011 será iniciado, em Vitória, o Grupo Regular de Biodanza, sob os cuidados do facilitador Carlos Rogério.

Partindo da ténica desenvolvida por Rolando Toro, Carlos Rogério nos convidará a um mundo de descobertas pautadas no movimento e na emoção.

Nas palavras de Carlos Rogério: A Biodanza é um sistema de integração humana, estimulada pela música, o movimento, a emoção. Através de vivências, criamos um espaço no qual podemos acessar potenciais interiores de saúde, bem-estar e felicidade.
Qualquer pessoa pode participar e resgatar o ato de dançar sua própria vida, a alegria de viver.


As aulas serão ministradas às segundas-feiras, das 19 às 21 horas.

Espaço Biodanza
Avenida Leitão da Silva, 141/402, Edifício Braga
Enseada do Suá, Vitória/ES
27-3325-2215/9951-2622