quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Julice Boulangère - Pausa para o Café - Novembro de 2011






A Vila Madalena é o meu Bairro Predileto de São Paulo.

A mudança ali realizada pelo Aprendiz em pouco mais de uma década mostra que educação e cidadania são indissociáveis. O bairro é lindo, colorido, cheio de detalhes até no chão das casas e lojas... Um ambiente que inspira a nossa porção artista, nos faz caminhar com um sorriso no rosto pelas ruas, nos faz sentir vivos em uma cidade viva e pulsante!

Na minha mais recente viagem a Aline, minha querida irmã, me levou para tomar café da manhã - que mais parecia um brunch - em um lugar super especial: Julice Boulangère.

Se trata de um espaço delicado, repleto de suepresas aonde quer que seus olhos venham a pousar, com comininhas e bebidinhas deliociosas para começar uma manhã de sábado neste bairro mais do que especial. A dona é a querida Julice Vaz, que empresta seu nome ao lugar, e está sempre disposta a ajudar!

Uma rápida visita ao site pode despertar o desejo de conhecer este Oásis em Plena cidade de São Paulo! www.julice.com.br

Conhecer novos - e especiais - lugares na cidade natal ao lado de uma pessoa que se ama - não tem preço.

Querida Aline, muito obrigada por mais esta Dica de Capital Cultural!

Julice Boulangère
Rua Deputado Lacerda Franco, 536
São Paulo - SP
(11) 3097-9144
www.julice.com.br

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Livro da Semana - In Nomine Dei


O livro desta semana é In Nomine Dei, de José Saramago, um dos poucos livros que ele esreveu em forma de peça de teatro, e ainda assim, sem perder a originalidade.

Drops de História

Saramago é um dos meus escritores prediletos.

Nesta paça de teatro, Saramago retrata uma disputa entre católicos e protestantes e coloca em questão as escolhas que os homens fazem "em nome de Deus", na tentativa de se desresponsabilizarem por suas escolhas.

Li esta peça pela primeira vez h;a muitos anos, presente de um amigo da Faculdade. Me encantei com a possibilidade de Saramago escrever de forma tão contundente e tão concisa, sem perder a profundidade...



Para concorrerem a este livro clássico, basta vocês acessarem o Blog Dica de Capital Cultural e postarem comentários a respeito ou do Blog ou das Dicas de Capital Cultural ali divulgadas. Ou, ainda, compartilharem as Dicas de Capital Cultural de vocês neste Blog.

Realizando qualquer uma destas atividades ao longo desta semana vocês passam a concorrer ao Livro da Semana.

Ah, e quem ganhou o livro, Os Miseráveis, de Victor Hugo, em forma de Cordel foi...

a Paula, outra leitora e participante assídua do Blog, que tem 5 dias para me enviar, por e-mail (para o olivia.garjaka@gmail.com), o endereço de correspondência para que eu possa postar o referido livro.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O Peixonauta em Vitória


Hoje, dia 25 de novembro de 2011, no Teatro Carlos Gomes haverá a apresentação do Peixonauta, da TV para o Teatro.

As crianças vão curtir viver esta experiência de uma forma diferente!

Agradeço à querida Gracinha Neves por mais esta Dica de Capital Cultural!

Exposição Mercado Vivo 235


O Mercado Vivo 235 é um espaço é muito especial.

Conforme a Marcela, embora este espaço leve o nome de mercado, representa um novo conceito de mercado, marcado pelo consume consciente e pela a atenção voltada para as pessoas.

Neste sentido, ela esclareceu que o centro cultural Ser Vivo conta com Galeria de Arte, Espaço para Palestras e Cursos, Cantina, Aulas de Yoga, dentre outros.

Para saberem mais sobre o espaço acessem: http://www.souservivo.com.br

Nos dias 10 a 15 de dezembro de 2011, de segunda a sexta, entre 12 e 19 h, acontecerá o evento artistico Mercado Vivo 235 contando, inclusive, com exposição de Mandalas de Marcela Belo, mandalas esta que estarão à venda.

Outros artistas também apresentarão as suas criações nesta oportunidade especial.

Imperdível!

Cara Marcela Belo, muito obrigada pela sua Dica de Capital Cultural!

A Exposição Mercado Vivo será realizada no centro cultural Ser Vivo
Rua: Nestor Gomes, 235, Centro
Cidade: Vitória - ES

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Cidade Escola Aprendiz - Lançamento de dois Cadernos de Experiências Colhidas




No dia 25 de novembro de 2011 o Teatro da Vila será palco de um importante evento: o lançamento de dois dos cadernos do Cidade Escola Aprendiz, que versam sobre as técnicas por eles desenvolvidas e aplicadas na Vila Madalena e entorno, permitindo que o conhecimento seja compartilhado para que possa alcançar um maior número de pessoas.

Um dos cadernos versa sobre as Trilhas Educativas; e o outro, sobre Pesquisa Ação Comunitária.

O desenvolvimento destas atividades permite conhecer melhor o entorno em que se pretende realizar - ou já se está realizando - o bairro-escola, as pessoas que nele habitam e passam; as particularidades de cada bairro-escola e as características culturais de cada comunidade.

Não percam!


Para saberem mais sobre a Cidade Escola Aprendiz, acessem: http://www.cidadeescolaaprendiz.org.br/institucional/portugues/

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Livro da Semana - Os Miseráveis em Cordel


O livro desta semana é Os Miseráveis, de Victor Hugo, em forma de Cordel.

Drops de História

Victor Hugo é um outro famoso escritor francês.

Originalmente escrito há cerca de 200 anos, como forma de livro-denúncia da realidade social, intensamente marcada pela fome e pelo desemprego, o Livro da Semana nos faz "passear" por momentos históricos emblemáticos.

A edição deste livro Os Miseráveis foi escolhida em forma de Cordel, tendo o texto original desta famosa obra sido adaptada para Cordel por Klévisson Viana, destacando uma peculiar forma de escrita brasileira.



Para concorrerem a este livro clássico, basta vocês acessarem o Blog Dica de Capital Cultural e postarem comentários a respeito ou do Blog ou das Dicas de Capital Cultural ali divulgadas. Ou, ainda, compartilharem as Dicas de Capital Cultural de vocês neste Blog.

Realizando qualquer uma destas atividades ao longo desta semana vocês passam a concorrer ao Livro da Semana.

Ah, e quem ganhou o livro, A Volta ao Mundo em 80 Dias, de Júlio Verne foi...

a Emanuela, leitora e participante assídua do Blog, que tem 5 dias para me enviar, por e-mail (para o olivia.garjaka@gmail.com), o endereço de correspondência para que eu possa postar o referido livro.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

XX CONPEDI em Vitória

O CONPEDI é o Conselho Nacional De Pesquisa e Pós-Graduação em Direito.

Trata-se de um dos eventos jurídicos de maior importância no Brasil (isso se não for o mais importante).

Neste sentido, destacamos que o CONPEDI possibilita a integração e a divulgação das linhas de pesquisa bem como dos trabalhos desenvolvidos nos programas de Mestrado e Doutorado. E também possibilita o fomento ao debate e à troca de experiências na área acadêmica jurídica.

A cada ano este Conselho organiza um evento em um Estado diferente e, neste ano, o Estado-sede do XX CONPEDI será o Espírito Santo.

O XX CONPEDI, cujo tema é “A Ordem Jurídica Justa: Um Diálogo Euro-Americano – 1º Encontro Euro-Americano de Pesquisa e Pós Graduação em Direito”, será realizado na UFES, com o apoio da UVV-ES, entre os dias 16 e 19 de novembro de 2011.

Vale destacar que cinco Professores do Curso de Direito da UVV foram convidados para Coordenar Grupos de Trabalho do XX CONPEDI nas mais variadas áreas jurídicas. São eles:

EZIO CARLOS SILVA BAPTISTA - Direito Empresarial
JADER FERREIRA GUIMARÃES - Direito e Administração Pública
LUIZ HENRIQUE ANTUNES ALOCHIO - Direito e Sustentabilidade
NELSON CAMATTA MOREIRA - Hermenêutica
OLÍVIA CERDOURA GARJAKA BAPTISTA - Direito, Arte e Literatura

O Louvre e seus Visitantes


A exposição "O Louvre e Seus Visitantes" teve a sua duração prorrogada até janeiro de 2012.

Esta é uma exposição de arte realizada a partir de fotos captadas de visitantes de um dos museus mais famosos do mundo durante a sua visita ao Louvre.

Imperdível!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Livro da Semana - A volta ao mundo em 80 dias


O livro desta semana é A Volta ao Mundo em 80 Dias, de Júlio Verne.

Drops de História

Júlio Verne é um dos escritores franceses mais famosos e traduzidos para inúmeras línguas em diversos países.

A Volta ao Mundo em 80 dias, obra desta semana foi escrita no Seculo XIX e nos permite fazer uma viagem fantástica ao redor do mundo em poucas horas.

Trata-se de uma obra que versa a inusitada viagem de Fíleas Fogg e João "faz tudo" ao redor do mundo em 80 dias, contra todas as apostas da época.



Para concorrerem a este livro clássico, basta vocês acessarem o Blog Dica de Capital Cultural e postarem comentários a respeito ou do Blog ou das Dicas de Capital Cultural ali divulgadas. Ou, ainda, compartilharem as Dicas de Capital Cultural de vocês neste Blog.

Realizando qualquer uma destas atividades ao longo desta semana vocês passam a concorrer ao Livro da Semana.

Ah, e quem ganhou o livro, Hamlet, de Shakespeare foi...

a Lenira, que tem 5 dias para me enviar, por e-mail (para o olivia.garjaka@gmail.com), o endereço de correspondência para que eu possa postar o referido livro.

sábado, 12 de novembro de 2011

Voto de Congratulação à AFESL



Ontem recebi uma mensagem da Ester Abreu Vieira de Oliveira, presidente da AFESL, que informava que a Acabemia Feminina Espírito-Santense de Letras recebeu um Voto de Congratulações pelos seus 62 anos de existência, bem como pelos importantes papéis que desempenhou, e desempenha, contribuindo, também, para a difusão da cultura.

Agradeço à Dra. Ester pela relevante informação!

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Série Concertos Internacionais - Apresentaçãao da Orquestra de Câmara de Frankfurt



No dia 23 de novembro a Série Concertos Internacionais terá, em seu evento de encerramento, a apresentação da Orquestra de Câmara de Frankfurt.

Como sempre a entrada é franca e a apresentação acontecerá no Theatro Carlos Gomes a partir das 20 horas.

A querida Gracinha Neves está de parabéns por realizar este belo projeto por mais um ano, trazendo orquestras internacionais renomadas para se apresentarem ao público capixaba.

Evento Cultural Imperdível!

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Sarau da Academia Feminina Espórito-Santensa de Letras

Acontecerá hoje, dia 9 de novembro, o Sarau da Academia Feminina Espórito-Santensa de Letras na Assembléia Legislativa do Espírito Santo, em uma sessão especial nesta Casa.

Segue abaixo a programação do evento.

PROGRAMAÇÃO


13h30min – Pilotis - Espaço “Elpídio Malaquias da Silva”.

Recital de Poesias – alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Padre Alonso” de Itaguaçu/ES.
Apresentação do projeto “Meninos eu ouvi” – Lendas do Espírito Santo - patrocinado pelo Sindiex, Ministério da Cultura e Petrobrás – pela Jornalista Janaina Serra – autora do projeto.
Divulgação das exposições feitas pelo MAES – Museu de Artes do Espírito Santo. Diretora: Maria Inês Loureiro.
Exposição do SEBRAE.

14h30min – SESSÃO ESPECIAL - Hino Nacional cantado por Elaine Rowena.
Palestras:
Abertura pelo Secretário E. de Cultura – Frei Paulão.
Superintendente do IPHAN – Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Sra. Diva Maria Freire Figueiredo.
Presidente da Academia Espirito-santense de Letras - Prof. Gabriel Bittencourt e também o Professor Francisco Aurélio Ribeiro.
Arthur Wernersbach – apresentação de vídeo sobre a importância da TV Assembleia na divulgação da Cultura do Espírito Santo.

17 horas – Apresentação de um Sarau - Academia Feminina Espirito-santense de Letras.


Local: Plenário Dirceu Cardoso da Assembléia Legislativa do ES
Horário: das 13:30 às 18:00

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Livro da Semana - Hamlet


O livro desta semana é Hamlet, de William Shakespeare.

Drops de História

Shakespeare também é um dos meus autores prediletos.

Já li, reli e me encantei com inúmeras de suas obras, dentre as quais selecionei, para esta semana, uma das obras mais conhecidas de Shakespeare: Hamlet.

Trata-se de uma obra que versa sobre amor, ódio, cobiça, traição, vingança, amizade e sobre a importância do registro dos fatos ocorridos. Versa, também, sobre busca pela justiça dos homens, entre os homens.

Shakespeare tem uma escrita ímpar, que prende a atenção do leitor-espectador e se mantém atual mesmos decorridos mais de 500 anos de sua escrita, sendo que o texto de Hamlet já foi encenado nos palcos do mundo inteiro.


Eu mesma tive a honra de poder assistir à montagem de Hamlet, sob a direção de Aderbal Freire Filho no Teatro Faap, tendo contado com Wagner Moura no papel principal.


Para concorrerem a este livro clássico, basta vocês acessarem o Blog Dica de Capital Cultural e postarem comentários a respeito ou do Blog ou das Dicas de Capital Cultural ali divulgadas. Ou, ainda, compartilharem as Dicas de Capital Cultural de vocês neste Blog.

Realizando qualquer uma destas atividades ao longo desta semana vocês passam a concorrer ao Livro da Semana.


Ah, e quem ganhou o livro, A Cidade das Palavras, de Alberto Manguel foi...

o Heber Barbosa, que tem 5 dias para me enviar, por e-mail (para o olivia.garjaka@gmail.com), o endereço de correspondência para que eu possa postar o referido livro.

Participem!

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Cinema, Direito e Muito Mais na UVV! Novembro de 2011



Amanhã, dia 3 de novembro, às 11 horas haverá a exibição do filme Tempos Modernos, do mestre e visionário Charles Chaplin, exibição esta seguida de debate, no encontro de encerramento Cine UVV neste semestre.

Obra prima de Chaplin datada de 1936, este clássico do cinema Ocidental é mais atual do que nunca o colocar em debate a questão da indstrialização e da mecanização do trabalho humano, das condições de vida das pessoas, do mínimo existencial...

O evento será realizado no Anfiteatro da UVV e as vagas são limitadas.

Haverá a emsissão de certificados aos participantes de mais este evento do Curso de Direito da UVV.

Você AINDA não se inscreveu?

Corra porque ainda há vagas! Passe na Secretaria do Curso de Direito da UVV e garanta a sua!

Lembre-=se que o evento é berto aom público externo e você pode convidar uma pessoas (ou um grupo de pessoas) especial para compartilhar este momento de aprendizado permeado de prazer.

Para saberem mais sobre este evento, acessem o site do Curso de Direito: www.uvv.br e acesse o site do Curso de Direito da UVV.

Até lá!

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Cidade Escola Aprendiz na Terceira Edição do WISE, no Catar

Nesta semana a ONG Cidade Escola Aprendiz está participando da terceira edicão do WISE - World Innovation for Summit Education.

Neste eevnto o Aprendiz será apresentado como uma das inspriações mundiais em termos de educação.

Neste evento Helena Singer apresentará uma obra publicada com base nos dados levantados a partir das atividades do Aprendiz.

Grande Motivo de Orgulho para Nós, Brasileiros!

Para saberem mais sobre o Aprendiz, acessem:
http://www.cidadeescolaaprendiz.org.br/institucional/portugues/