quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O Rio de Janeiro Continua Lindo! Bondinho e Pão de Açúcar









Como alguns de vocês já sabem, adoro o Rio de Janeiro.

Nasci no dia de São Sebastião, padroeiro do Rio, depois morei lá por algum tempo e minhas viagens para lá são sempre cheias de surpresas e de encntamento.

Conhecer e (re)conhecer espaços encantadores, experimentar um clima diferente, um jeito de tratar diferente que o carioca tem...

Andar pelos largos e lindos calçadões, fazer passeios pela cidade maravilhosa...

Desta vez a dica é o passeio de bondinho Até o famoso Pão de Açucar. Já tinha feito este passeio há muitos anos atrás, com meis pais e meus irmãos. Agora fui com o Ezio.

Tudo neste passeio é bacana. Desde a subida no bondinho, até a vista linda que temos da cidade de lá de cima e os caminhos-esconderijos que encontramos em meio à mata.

Passando pelo Rio de Janeiro, não deixem de aproveitar este passeio!

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Para Comer e se Deliciar - A melhor Galinha ao Molho Pardo

Em BH encontramos um charmoso restaurante, o Maria das Tranças, lugar em que comi a melhor galinha ao molho pardo da minha vida!

Um prato para duas pessoas - que serviria tranquilamente 4 ou 5 pessoas - em que a galinha ao molho pardo é o prato principal, degustamos também farofa de manteiga, angu, arroz, quiabo.

O ambiente é charmoso, o atendimento foi impecável, a comida estava maravilhosa, tanto que voltamos alguns dias depois...

Bom, vou postar as fotos para que possam imaginar o banquete, que parecia a "Festa de Babete".

 







Maria das Tranças
Rua Professor Moraes, 158
Telefone: 31 3261-4802
http://www.mariadastrancas.com.br/

domingo, 18 de novembro de 2012

Uma Ode ao que nunca deve ser esquecido


Neste feriado uma pessoa nuito especial nos deixou. O Sr. Albino, que trabalhava há decadas dem um supermercado de Viória, sempre atencioso com a clientela em com os funcionários, morreu em virtude de um atalqu cardíaco fulminante.

Mas mais do tristeza, ele nos deixou uma lição de vida, como bem lembrou o Diego, do Cine Jardins.

Respeito, otimismo, presteza, alegria no que fazia... tudo isso estava sempre presente a cada diade trabalho do Sr. Albino, que aos 86 anos de idade, trabalhava comprazer e com felicidade, fazendo a diferença na unidade de mercado local em que trabalhaou durante as últimas décadas...

Transformando elementos de consumo, coisas do dia a dia em coisas especiais e marcadas pela atenção, o Sr. Albino fez a diferença na vida de dezenas, de milhares de pessoas...

Também me lembro da sua dedicação e da sua alegria de viver... do seu contagioso amor pela vida e pelo trabalho realizado, que fazia colocar tudo em outra perspectiva...

Me lembro de, por diversas vezes, escolher fazer comprar neste mercado pelo bom astral que ali imperava, pelo diferenciado atendimento do Sr. Albino e de diversos funcionários como o Fábio e o Cristóvão do Açougue, e do Antonio do setor de Hortifruti...

Desejo que a morte do Sr. Albino não encerre um período de atenção, de cuidado e de gentileza.; que todos os dias de vida dele nos tenham entrado na veia como sangue que precisamos para viver, em vez de optarmos por sobreviver...

Que as relações entre as pessoas voltem a retomar o seu espaço de destaqeu, como acontece no Cine Jardins com o Júnior e com o Diego, que fez um discurso tão belo e comovente antes do início de um delicado e comovente filme francês com a extraordinária Juliette Binoche, que em mais uma interpretação memorável nos faz pensar em quem escolhemos nos tornar a cada dia... a cada ato... a cada opção do que importa para cada um em sua vida no belo A Vida de Outra Mulher(http://www.cineclick.com.br/tvcineclick/index/titulo/a-vida-de-uma-outra-mulher/id/6678).



Uma Ode ao Sr. Albino, pela diferença que fez na vida das pessoas que puderam saber aproveitar a sua sábia presença...

Uma Ode ao Diego, que é sempre tão atencioso e que fez uma homenagem tão bela ao Sr. Albino ontem à noite...

E uma Ode à Juliette Binoche, extraordinária atriz, que muitas vezes nos leva a mares nunca dantes navegados -  e mesmo nestes dias de enxurradas estréias de filmes -  consegue ser diferente e inovadora a cada vez que aparece na tela, com seu belo rosto real, suas feições livres de botox, e sua interpretação digna do desperta das emoções das mais genuínas nos expectadores...

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

República e Cidadania - da Invisibilidade ao Resgate da Cidadania


Em 15 de novembro de 1889 o Brasil adotou a República, em substituição à monarquia, como forma de governo.

Esta alteração realizada via Decreto foi constitucionalmente reconhecida em 1891.

Nas constituições seguintes esta forma de governo foi mantida, sendo que na Constituição Federal de 1988 foram elencados os seguintes relevantes fundamentos da República Federativa do Brasil: soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valor social do trabalho e da livre iniciativa e pluralismo politico.

Poderíamos escrever capítulos sobre estes fundamentos constitucionalmente garantidos mas hoje, 15 de novembro de 2012, gostaria de tratar da questão da cidadania de pessoas que foram privadas de sua liberdade.

Pressupondo que a privação da liberdade decorreu de uma previsão normativa constitucional, vale lembrar que tais pessoas são cidadãos que, ao menos em tese perderam a liberdade de locomoção.

Ocorre que em muitos casos as prisões brasileiras são transformadas em verdadeiros depósitos de pessoas tratadas de maneira desumana, cuja cidadania e amplamente violada como consequência da violação do direto a vida digna, do direito a saude, do direto ao trabalho, do direito a segurança, do direito ao descanso e ao lazer, dentre outros.

Navegando na internet conheci o projeto Flor de Lotus, que trouxe um novo sopro de esperança e uma alegria de verificar que quando as pessoas são tratadas com dignidade e respeito o resultado e inovador...

A Flor de Lotus e uma espécie de flor que nasce mesmo nas condições mais adversas. Escolhida para estampar meus cartões, este símbolo e muito importante para mim e, depois desta nova descoberta, ganhou horizontes mais amplos...

Sobre o projeto vale destacar que e o resultado do trabalho de Raquell Guimaraes, dona da Doiselles, que desde pequena aprendeu a tecer com agulhas e lã. Ao crescer sua paixão se transformou em seu trabalho que, segundo ela, sempre foi permeado por algo mais; por um antagonismo ao descartável, por uma busca criação, trama que a compõe, busca propor uma moda que vá além das tendências de mercado e da descartabilidade dos bens produzidos.

A partir de tudo isso surgiu o projeto Flor de Lotus, com elementos culturais e emocionais, buscando dar novas perspectivas aos presos, oportunidades, novos horizontes, uma nova profissão. Além de tecerem as pecas, eles criam, recebem um salario, dançam, celebram a vida...

Lindo, lindo, lindo!

Uma lição sobre o milagre da multiplicação e sobre sustentabilidade.

Querem saber mais e se emocionar? Acessem:

http://vimeo.com/40752534

http://vimeo.com/51925315

Conhecem outros projetos como este? Compartilhem aqui no Blog!

sábado, 10 de novembro de 2012

Vila Mundo - Meados de novembro

Para os paulistas, e para os visitantes da "Terra da Garoa" seguem três dicas de eventos que serão realizados na encantada Vila Madalena, eventos divulgados de uma forma bem interessante, em uma plataforma de video-informação.

Para saberem mais sobre uma diferente mostra de experiências de vida em galeria de arte; sobre contação de histórias baseadas em poemas do Pablo Neruda; e  sobre a possibilidade de experimentar pratos de renomados chefes com preços simbólicos (de 5 a 15 reais), acessem o vídeo:

http://vilamundo.org.br/2012/11/programe-seu-final-de-semana-com-as-dicas-do-vilamundo/

Bom Sábado!

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Concertos Internacionais - Última Apresentação de 2012


Na próxima semana o projeto Concertos Internacionais terá, no Teatro Carlos Gomes, a apresentação de encerramento de 2012.

Projeto desenvolvido sob a batita da querida Gracinha Neves pelo qual tenho um especial carinho tem mais uma novidade: os ingressos podem ser comprados via internet, acessando o seguinte site: http://concertosinternacionais.com.br/site/, que apresenta mais intormações sobre as orquestras que se apresentarão em Vitória e permite que o interessado compre os ingressos via ingresso.com.

Imperdível!

sábado, 3 de novembro de 2012

Cosmópolis



O filme Cosmópolis, dirigido por David Cronenberg, mostra um dia tumultuado na cidade de Nova Yorque.

A visita do Presidente dos Estados Unidos, o ataque a pessoas importantes no mundo financeiro, a morte e o cortejo fúnebre de um cantor que influenciou inúmeras pessoas... tudo isso nas ruas da cidade que nunca dorme e que tem um tráfego intenso no seu dia a dia faz com que o transito fique caótico.

Mesmo assim o visionário e bilionário Eric Parker (Robert Patinson), mantem a decisão de atravessar a cidade para cortar o cabelo com Antony. Toda esta obsessão pelo desnecessário corte de cabelo com um barbeiro específico é explicada ao longo do filme.

Com breves paradas, o filme é realizado basicamente dentro da enorme limosine branca do bilionário, recem-casado com uma jovem insosa herdeira de uma das maiores fortunas da cidade.

O medo da morte, a busca pelo controle de todos as informações, as relações com mulheres que se submetem e se transformam em objetos descartáveis, a insensibilidade diante de grande parte do sofrimento alheio, a busca pela realização de um desejo - ainda que o risco de morte esteja cada vez mais claro... tudo isso e muito mais marca o humor do protagonista, frustrado por não conseguir prever a flutuação de uma moeda na qual ele havia feito investimentos astronômicos.

Não é nem de longe meu filme prefileto, mas me fez parar para pensar sobre inúmeras coisas.

Forte, intenso, e um pouco cansativo o filme é interessante pelos questionamentos que levanta sobre o valor do dinhero, sobre a escassez do tempo, sobre a exploração do trabalho de uma forma cada vez mais comum, sobre a importância da família, sobre o futuro que aguarda esta geração.